Ibirataia, no sul da Bahia, dá início, nesta quarta-feira (18), ao 15º Festival da Queima dos Homens de Barro. A programação, que reúne oficinas de arte e cultura, exposições artísticas, experiência gastronômica, música e uma imersão na cultura regional cacaueira na cidade, segue até o sábado (21).
São esperados cerca de 5 mil visitantes, que vão conferir de perto o ritual de transformação da argila em cerâmica, realizado pela artista plástica Selma Calheira, juntamente com outros artistas locais. Um dos momentos mais esperados do festival é o “Nascimento dos Homens de Barro”, performance com 40 artistas entre as esculturas de cerâmica que chegam a medir 8 metros de altura e a pesar 3 toneladas.
Nativa de Ibirataia, Selma Calheira vem se destacando com seus Homens de Barro em mostras de arquitetura e o festival, idealizado por ela, se tornou um marco cultural e turístico da zona cacaueira baiana, gerando emprego e movimentando a economia há 15 edições.
“Os Homens de Barro são os homens da terra. Aqueles que não desistem, que resistem e que vão em busca de seus sonhos. Esta é a maior simbologia que trago entre minha arte e a vida. Da terra viemos, para a terra voltaremos. A terá é a origem e o fim de tudo“, contextualiza a artista.