Com participação de orquestra da Bahia, engenheira americana se torna primeira pessoa a tocar violino no espaço

Com participação de orquestra da Bahia, engenheira americana se torna primeira pessoa a tocar violino no espaço

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia com informações do g1

Reprodução

Publicado em 17/09/2024 às 11:19 / Leia em 2 minutos

“Rey’s Theme”, de John Williams, clássico da trilha sonora de “Star Wars: O Despertar da Força”, foi a música escolhida pela engenheira aeroespacial Sarah Gillis, de 30 anos, ao se tornar a primeira pessoa a tocar violino no espaço. A apresentação aconteceu durante a missão Polaris Dawn, da SpaceX, de Elon Musk, e contou, à distância, com a participação de crianças dos Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia, o NEOJIBA.

Gillis tocou a bordo da nave Crew Dragon, na última sexta-feira (13), como parte de uma campanha para arrecadar fundos para o St. Jude Children’s Research Hospital e para o El Sistema, hospitais infantis especializados em câncer. Além da orquestra baiana, participaram do projeto músicos do Boston String Academy, dos Estados Unidos; Crianças do El Sistema, da Venezuela; Dream Orchestra, da Suécia; Brass for Africa, de Uganda; e BLUME, dio Haiti.

“Participamos de um momento histórico! Nesta sexta (13), a violinista, engenheira e astronauta Sarah Gillis tornou-se a primeira pessoa a tocar violino no espaço. Ela foi acompanhada, aqui da terra, por integrantes de programas inspirados no El Sistema de seis países. O NEOJIBA foi o programa que representou o Brasil nessa aventura musical espacial!”, comemorou o NEOJIBA nas redes sociais.

Gillis nasceu na Califórnia e começou a tocar violino ainda jovem, sob influência da mãe. Durante o ensino médio, em uma palestra, conheceu o ex-astronauta da NASA Joe Tanner, que a incentivou a seguir carreira na área. “Enquanto viajamos ao redor do nosso belo planeta Terra nesta missão de cinco dias, queremos compartilhar este momento musical especial com vocês. Reunindo talentos globais, essa performance simboliza união e esperança, destacando a resiliência e o potencial das crianças em todo o mundo”, disse Sarah na transmissão.

A espaçonave foi lançada na terça-feira passada (10), sem “astronautas profissionais”.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe