Com o objetivo de contribuir para o fortalecimento da cadeia produtiva da arte circense na Bahia e no Brasil, o Circo Picolino realiza, nos próximos dias 24 e 25 de setembro, uma edição do Encontro de Gestores e Produtores de Circo. Com acesso gratuito, o evento conta com mesas de debates sobre políticas e gestão culturais circenses, com particioação de produtores e gestores de várias regiões do país, de estados como Ceará, Pernambuco, Bahia, Goiás e Tocantins.
Com foco na produção e gestão circense, serão debatidos temas políticos e de incentivos ao setor, como questões mais voltadas ao mercado cultural. Tópicos que vão desde proposições para desenvolvimento da cadeia produtiva e novos mercados para artistas e companhias circenses a modos e modelos de gestão estarão em evidência.
O encontro será um momento para intercâmbio de conhecimentos e experiências visando o aprendizado e a profissionalização deste elo da cadeia produtiva da atividade circense. “Queremos utilizar este espaço também para aprendermos novos modelos de gestão, em especial para este momento de renovação e reconstrução da equipe gestora do Picolino”, destaca Luana Tamaoki Serrat, atual coordenadora geral do circo.
Posicionamento
O Circo Picolino sempre fez parte do debate acerca da atividade circense no Brasil, principalmente acerca da temática do “Circo Social”, usando o ensino e a linguagem do circo para o enfrentamento das desigualdades e mazelas sociais e as artes circenses como ferramentas de promoção de cidadania. Em 2024, o Picolino está com uma programação intensa de ações – festivais, eventos circenses, oficinas e workshops.
A programação completa do encontro pode ser conferida no perfil oficial do Circo Picolino no Instagram: @circopicolino.