Considerado um dos grandes mestres do teatro baiano, o renomado ator, diretor e professor Harildo Deda será homenageado com um tributo especial em Salvador. No dia 19 de setembro, a companhia de teatro Os Argonautas promoverá a exibição do teatrofilme “Dédalus – A Última Gravação”, que captura uma das últimas atuações de Deda, oferecendo ao público uma oportunidade de prestigiar a profundidade de seu talento. A obra foi filmada em 2021, na Sala do Coro do Teatro Castro Alves, e tem roteiro e direção de Marcelo Flores. O evento acontece a partir das 19h, na própria Sala do Coro do TCA. A entrada é gratuita.
Além da exibição do filme, o evento contará com um sarau informal em ‘feitio de oração’, criando um espaço aberto para palavras, memórias e canções em homenagem a Deda. Artistas formados por ele e colegas de profissão terão a chance de compartilhar suas lembranças e celebrar o impacto de sua obra e ensinamentos.
Harildo Deda faleceu em setembro de 2023, em Salvador, aos 83 anos de idade. Ele estava internado no Hospital Português, no bairro da Barra, e morreu de falência múltipla dos órgãos.
Ao longo da sua trajetória, o artista fez cerca de 70 peças como ator e mais de 20 espetáculos como diretor. Na TV, atuou em séries como “O Pagador de Promessas”, “Dona Flor e seus Dois Maridos”, “Carga Pesada”. Já no cinema, participou de filmes consagrados como “Tieta do Agreste”, “Central do Brasil” e “Cidade Baixa”.