O patrimônio cultural de Salvador ganhou um importante reforço com o recente investimento de mais de R$ 1.218.000,00, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Arquitetônico Nacional (IPHAN)e do Ministério da Cultura (MinC), destinado à contratação de serviços técnicos e à elaboração dos projetos para a restauração e preservação da Igreja e Convento de São Francisco.
Este valor representa um passo significativo na conservação de um dos monumentos mais emblemáticos da cidade, que desempenha um papel crucial na história e na identidade cultural do Brasil.
Localizados no coração da cidade, a Igreja e Convento de São Francisco foram erguidos entre os séculos XVII e XVIII e são considerados uma das mais singulares e ricas expressões do Barroco brasileiro, apresentando, em especial a Igreja, uma faustosa decoração interior.
Ambos foram tombados pelo Iphan, sendo classificados como uma das Sete Maravilhas de Origem Portuguesa no Mundo, e fazem parte do Centro Histórico de Salvador, que é Patrimônio Mundial, reconhecido pela UNESCO.
Os desafios não se limitam apenas à parte financeira. Os proprietários e gestores do bem cultural religioso, a Ordem Primeira, enfrentam o desafio adicional de garantir que a Igreja e Convento de São Francisco recebam um uso dinâmico e adequado.
A revitalização não é apenas sobre restaurar a estrutura, mas também sobre encontrar formas criativas e sustentáveis de dar vida ao espaço, promovendo atividades culturais, educacionais e comunitárias que engajem a população e enriqueçam a experiência dos visitantes.