O compositor e poeta José Carlos Capinan recebeu o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) em reconhecimento à sua contribuição para a cultura popular brasileira. A cerimônia ocorreu nesta sexta-feira (13), no Salão Nobre da Reitoria, no Canela. Além da comunidade acadêmica, o evento contou com a presença de familiares, amigos e artistas baianos.
Ao entrar no auditório, o compositor de Soy Loco Por Ti, América foi recebido com aplausos. Após o anúncio realizado pelo reitor Paulo Miguez, Capinan se pronunciou emocionado, precisando interromper o discurso muitas vezes. Para o artista de 83 anos, que é uma das referências da Tropicália, a honraria foi uma surpresa.
“Nunca esperei receber um título dessa grandeza. Grande parte do meu trabalho tem influência da Ufba. Eu fiz vestibular de Direito no início dos anos 60 e comecei uma militância cultural dentro da universidade. Foi aí que comecei a perceber que a função da poesia era mais ampla do que aquela que exercia. Mas, essa dimensão da academia me reconhecer nunca foi uma coisa que eu almejei”, revelou.
Paulo Miguez afirmou que Capinan é um dos “filhos” da Ufba, e que a cerimônia é uma celebração da música e das palavras brasileiras. Miguez ainda destacou que educação e arte são áreas complementares: “Educação e arte se solicitam permanentemente, até porque os caminhos do mundo artístico são, seguramente, caminhos da mais alta excelência para o processo aplicacional”.
Leia mais notícias no CORREIO.