Governo da Bahia planeja reabrir Forte São Marcelo para visitação; saiba os detalhes do projeto

Governo da Bahia planeja reabrir Forte São Marcelo para visitação; saiba os detalhes do projeto

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Gabriel Moura

Acervo IPHAN

Publicado em 13/09/2024 às 18:52 / Leia em 3 minutos

Há mais de 400 anos ele olha e resguarda Salvador, e em breve os protegidos poderão dar olhada mais de perto nele, ao menos essa é a intenção do Governo da Bahia. Fechado para visitações públicas há mais de uma década, o Forte São Marcelo pode ter suas portas reabertas em breve.

O executivo estadual solicitou à Superintendência do Patrimônio da União (SPU), responsável pela fortaleza, a cessão do patrimônio para o poder público da Bahia. A intenção é transformá-lo em um espaço turístico.

Em entrevista ao Alô Alô Bahia, o secretário de Turismo da Bahia, Maurício Bacelar, confirmou que o pedido já foi feito e explicou os próximos passos.

“Como é um imóvel tombado, precisa de autorização do Regional da Bahia do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Para obtê-la, é necessário apresentar um projeto explicando o que será feito, assim como detalhes das obras”, pontuou.

O projeto final ainda não está pronto, mas a intenção é que o local vire um polo multicultural de turismo, misturando gastronomia, artesanato, feiras e exposições.

Uma reforma também deverá ocorrer, principalmente no píer, que poderá receber embarcações maiores. “A praia nas redondezas do Forte é maravilhosa. O fácil acesso dos barcos permitirá aos baianos e turistas aproveitarem essa região do mar da Baía-de-Todos-os-Santos”, revela.

O ‘Novo Forte São Marcelo’ seria uma parceria público privada, em moldes similares ao Palácio Rio Branco, que tornar-se-á um hotel. Detalhes, como qual parte seria responsável por arcar os custos das obras, deverão ser definidos em breve.

Mais revitalizações
Outro ícone quadricentenário que deve passar por processo similar é a Fortaleza do Morro de São Paulo, em Cairu, no Sul da Bahia. Restaurado em 2019, o local que batiza um dos destinos turísticos mais disputados da Bahia também já teve feito o pedido de cessão de posse da SPU para o Governo do Estado.

“A Fortaleza será usada como equipamento turístico, nos mesmos moldes do Forte. Lá será mais um espaço para os turistas terem uma vista das nossas belezas”, exalta.

Demora
Ainda em entrevista ao Alô Alô Bahia, Maurício Bacelar explicou o motivo da demora do poder público estadual em tomar uma atitude para dar uma funcionalidade aos pontos turísticos.

“Antes de Lula éramos discriminados pelo Governo Federal, não havia relação. Foram seis anos onde até contratos assinados não eram cumpridos, nos davam calote. Agora, com Lula novamente no poder, estamos, sob orientação e pedido do governador Jerônimo, potencializando essa parceria e trazendo recursos para a Bahia”, justifica.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe