O Yayá Massemba, grupo feminino de samba criado em 2018 na Chapada Diamantina, desembarca em Salvador para o show de lançamento do seu primeiro EP, “De Umbigo a Umbigo”. A apresentação é gratuita e acontece no dia 22 de setembro, a partir das 16h, na Praça Quincas Berro D´Água, no Pelourinho. A agenda inclui ainda apresentações em São Paulo e em Pernambuco.
“O lançamento do EP é uma grande conquista para a banda. Nos afirma como compositoras, instrumentistas e produtoras independentes. É um novo começo e uma oportunidade para darmos continuidade ao trabalho de maneira mais consistente” afirma Ana Tomich, integrante do grupo que reúne seis musicistas que buscam celebrar a ancestralidade musical das mulheres e promover encontros entre diferentes gerações do samba.
O primeiro EP da banda conta com a participação de mulheres de diferentes gerações que são referências no samba, como Dona Aurinda do Prato, matriarca octogenária da Ilha de Itaparica, e Nega Duda, figura central na divulgação do samba de roda da Bahia em São Paulo. A sonoridade das canções é inspirada nas raízes do samba, como o Samba Chula e o Samba de Roda da Bahia. Os fraseados da viola machete são interpretados pelo violão 7 cordas e pelo cavaquinho, acompanhados pelo prato e faca, atabaque, palmas, agogô e berimbau.
Turnê de lançamento
Em São Paulo, as apresentações acontecem entre os dias 1 e 6 de outubro, no Sesc Santos e em casas de shows da capital. Em novembro, o grupo se apresenta em Pernambuco, contando com a participação de mestras e instrumentistas locais. Em Recife, com o grupo Flor de Catemba; em Olinda ,com a Mestra Cila do Coco e a musicista Josy Caldas; e em Arcoverde, com a Mestra Severina. Além dos shows, também serão realizadas rodas de conversa e oficinas de samba de roda para mulheres de todas as idades.