Na última segunda-feira (9), o deputado Elmar Nascimento (União Brasil-BA) compartilhou uma imagem ao lado de Antonio Brito (PSD-BA), sinalizando uma possível aliança entre os dois partidos para tentar enfraquecer a candidatura de Hugo Motta (Republicanos-PB) na corrida pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) à presidência da Câmara dos Deputados. Ambos são pré-candidatos ao posto.
Elmar destacou em suas redes sociais a importância da união: “Quando trabalhamos juntos, conseguimos ir mais longe. Unidos por algo maior: o compromisso de construir um Brasil onde o diálogo e o entendimento fazem a diferença”, escreveu ele no Instagram. A aliança visa fortalecer suas chances na eleição marcada para 2025.
Ver essa foto no Instagram
Fontes informaram ao Poder360 que as bancadas do União Brasil e do PSD devem formalizar o acordo durante uma reunião conjunta marcada para terça-feira (10), com o objetivo de enfraquecer Motta. A estratégia busca criar dificuldades para que o candidato do Republicanos se mantenha como favorito, especialmente em sua relação com o governo e a oposição.
Até a semana passada, Elmar era visto como o principal nome para suceder Lira, que vinha articulando em seu favor desde o início do ano. No entanto, uma jogada do presidente do Republicanos, Marcos Pereira (Republicanos-SP), ao retirar-se da disputa e apoiar o líder Hugo Motta, mudou o cenário.
Pereira possui um bom relacionamento com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), mas enfrenta resistência do PL, que possui a maior bancada da Câmara. Ele desistiu de sua própria candidatura para se concentrar no apoio a Motta.
Com informações do Poder360*