O Pix atingiu um novo recorde na última sexta-feira (6). De acordo com dados do Banco Central, foram realizadas 227,4 milhões de transações em um dia, gerando uma movimentação de R$ 108,4 bilhões. O maior volume havia sido contabilizado em julho, com 224,2 milhões de operações.
“Os números são mais uma demonstração da importância do Pix como infraestrutura digital pública, para a promoção da inclusão financeira, da inovação e da concorrência na prestação de serviços de pagamentos no Brasil“, declarou o BC em nota divulgada nesta segunda-feira (9).
Desenvolvido pelo BC em 2020, atualmente, o Pix é usado por 151,2 milhões de pessoas e 14,6 milhões de empresas. Ao todo, são registradas uma média de 224,2 milhões de operações por dia através do sistema de pagamentos instantâneos.
Novidades no Pix
Está previsto para outubro deste ano o lançamento do PIX Agendado Recorrente. A modalidade vai valer para pagamentos de contas como aluguel e de serviços como personal trainer, diarista e terapeuta. A transferência só valerá para pessoas físicas.
Já o lançamento do Pix Automático foi adiado para junho de 2025. Neste caso, a modalidade será válida para pessoas jurídicas, com CNPJs ativos, e poderá ser usada em pagamentos recorrentes como contas de água e luz, escolas e faculdades, academias, condomínios e parcelamento de empréstimos.