Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Esther Dweck assume interinamente Ministério dos Direitos Humanos após demissão de Silvio Almeida

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do g1

Reprodução/Instagram

Publicado em 07/09/2024 às 08:36 / Leia em 2 minutos

Com a exoneração de Silvio Almeida, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) designou, nesta sexta-feira (6), a ministra Esther Dweck, responsável pela pasta da Gestão e Inovação, para assumir temporariamente a liderança do Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.

A demissão de Almeida ocorreu após denúncias de assédio sexual, que vieram à tona na quinta-feira (5), sendo uma das vítimas supostamente a ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, conforme informou o portal Metrópoles. As acusações foram confirmadas pela ONG Me Too Brasil, que combate a violência sexual, embora Silvio Almeida tenha negado as alegações.

A decisão de Lula foi publicada em edição extra do Diário Oficial da União, que também registrou a exoneração da secretária-executiva dos Direitos Humanos, Rita Cristina de Oliveira, que havia sido cotada para ocupar a pasta de forma temporária, mas desistiu do cargo interino.

Após uma reunião com Almeida no Palácio do Planalto, o presidente Lula considerou inviável a permanência do ministro no cargo, em função da gravidade das denúncias de assédio sexual. Em nota oficial, a Presidência afirmou que a situação de Almeida era “insustentável”, levando à sua demissão.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia