Salvador vai sediar a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia

Salvador vai sediar a primeira edição do Festival do Queijo Artesanal da Bahia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Divulgação

Publicado em 06/09/2024 às 18:22 / Leia em 3 minutos

De 19 a 21 de setembro de 2024, o 1º Festival do Queijo Artesanal da Bahia reunirá no Mercado do Rio Vermelho, em Salvador, mais de 60 produtores de queijos de diversas regiões do estado.

O evento vai apresentar à sociedade baiana a diversidade e a qualidade dos melhores queijos artesanais da Bahia, que tem conquistado cada vez mais espaço no mercado e reconhecimento internacional, com produtos premiados em concursos nacionais e internacionais.

A Bahia tem uma tradição de quase 500 anos na produção de queijo e, durante o festival, quem visitar o Mercado do Rio Vermelho, vai poder se reconectar com essa rica história, além de aproveitar tudo o que o queijo baiano tem a oferecer. A programação inclui palestras e oficinas, que ensinam desde a conservação e maturação dos queijos, até dicas de harmonização e preparos culinários. Ainda haverá um espaço dedicado a vinhos e cachaças baianas e muita música ao vivo para animar o evento.

Com o apoio das secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico (SDE), Turismo (Setur), e da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), o festival é uma realização do Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR) e da Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR).

“O Festival é uma excelente oportunidade para aproximar o público da região metropolitana da qualidade dos queijos artesanais baianos, mostrando o potencial que o estado tem nesse setor. Queremos fortalecer as parcerias e promover um grande intercâmbio entre os produtores de diversas regiões da Bahia, levando essa riqueza cultural e gastronômica ainda mais longe”, destaca o diretor-presidente da CAR, Jeandro Ribeiro.

Entre os grandes nomes presentes no evento está o do produtor de queijos artesanais João Campos, da Fazenda Licurizal, em Santanópolis, presidente da Associação do Queijo Baiano e expoente internacional do queijo produzido na Bahia. João já fez história ao ganhar a primeira medalha para um queijo baiano no Mundial do Queijo de Tours, na França, em 2023, com o seu premiado Queijo Coração de Massapê.

“Esse festival é um sonho que estamos realizando, em reconhecimento ao trabalho árduo dos pequenos produtores. A Bahia tem uma tradição muito forte na produção de queijos, e chegou a hora de celebrarmos isso em grande estilo. Tenho certeza de que o público vai redescobrir essa riqueza gastronômica e, quem sabe, levar um pedacinho da Bahia para casa”, comentou o produtor.

Leia mais matérias do Alô Alô Bahia na aba Notícias.

 

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe