Com o tema “Pelos Direitos da Natureza”, o Festival de Jazz do Capão realiza a sua 11ª edição nos próximos dias 20 e 21 de setembro, a partir das 19h, no Circo do Capão, no município de Palmeiras, a 440 km de Salvador. A programação é gratuita e contará com oito atrações, oficinas e workshops.
Entre as novidades deste ano, estão uma atração internacional, algumas nacionais e regionais, além da Mostra Capão, que dá visibilidade aos artistas locais. Como contrapartida social, a programação conta com workshops realizados no Coreto da Vila; e oficina Música Universal, com o baixista e compositor Itiberê Zwarg, entre os dias 17 e 19 de setembro, destinada a músicos residentes no Capão. Além disso, será realizada uma oficina de Introdução à Sonorização, para alunos da rede pública local.
A abertura da festa, no dia 20, ficará por conta dos shows de Paulo Souza e banda, Arian Pinho e Marcelo Nishimori; Itiberê Zwarg Quarteto; Tatiana Parra convida Antonio Loureiro, Louise Woolley e Bruno Migotto e Nei Sacramento. No dia 21 de setembro, a programação terá a Mostra UFBA com Nino Bezerra Trio; Vanessa Melo; Michael Cain (EUA), com Reinaldo Boaventura e Alexandre Vieira; e Pedro Martins, com a banda Rádio Mistério.
Para Rowney Scott, curador e diretor artístico do Festival, “a diversidade de estilos sempre foi uma marca da curadoria do FJC e, este ano, ela se amplia ainda mais com a possibilidade de incluir mais duas atrações. O Jazz, como gênero super aberto e ‘musicofágico’ que é, acolhe manifestações de várias vertentes que, de maneira natural, inserem a improvisação nas suas essências. Dessa maneira, veremos ao longo das duas noites do festival um verdadeiro desfile sonoro das mais diversas instrumentações, conceitos, harmonias e ritmos”, adianta.