O único estudo brasileiro de cidades inteligentes, o Ranking Connected Smart Cities, teve sua 10ª edição apresentada nesta terça-feira (3), em São Paulo, colocando Salvador como líder no Nordeste. O levantamento avalia 74 indicadores de mais de 650 municípios.
Florianópolis (SC), por mais um ano, foi a melhor colocada, seguida por Vitória (ES). São Paulo (SP), Curitiba (PR) e Niterói (RJ) completam o Top 5 do ranking, elaborado pela Plataforma Connected Smart Cities e a consultoria Urban Systems, em parceria com Mobilidade Estadão.
A lista analisa as cidades brasileiras com mais de 50 mil habitantes levando em conta indicadores coletados e recebidos colaborativamente das gestões municipais.
Além do ranking geral das 100 cidades mais inteligentes do país, na qual a capital baiana aparece em 10º lugar, a melhor colocada do Nordeste, o estudo traz resultados segmentados por região geográfica e porte das cidades, além da avaliação em 11 eixos temáticos, como Mobilidade, Urbanismo, Educação e Tecnologia e Inovação.
Este ano, o Connected Smart Cities reconheceu soluções operacionais e pré-operacionais inovadoras com o Selo CSC de Boas Práticas em Cidades Inteligentes, que reconheceu 45 cidades e seus representantes. Salvador (BA) e Recife (PE) estão entre as que mais se destacaram no nível Diamante.
Nordeste
Atrás de Salvador, Fortaleza aparece na 16ª colocação do Ranking Geral, a segunda melhor da região. Recife vem no 21º lugar, à frente de Maceió e Teresina. Vitória da Conquista é a 10ª do Nordeste, fora das 100 mais inteligentes.