Salvador recebe evento em homenagem ao centenário da morte do escritor tcheco Franz Kafka

Salvador recebe evento em homenagem ao centenário da morte do escritor tcheco Franz Kafka

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 03/09/2024 às 10:50 / Leia em 3 minutos

O Goethe-Institut Salvador-Bahia, em parceria com a Embaixada da República Tcheca no Brasil e o seu Consulado Honorário em Salvador, promove o “Festival Kafka – 100 Anos”, em homenagem ao centenário da morte do escritor Franz Kafka. O evento, que ocorrerá de 16 a 18 de setembro, nas instalações do Goethe-Institut, no Corredor da Vitória, contará com uma programação diversificada, incluindo concertos, exposições, leituras performativas e exibição de filmes. As atividades são gratuitas e os ingressos podem ser retirados no local ou através da plataforma Sympla.

A abertura oficial do evento está marcada para o dia 16 de setembro, às 18h30, com a presença da Embaixadora da República Tcheca no Brasil, Sra. Pavla Havrlíková. Em seguida, às 19h, ocorrerá o show “Franz Kafka – A Metamorfose da Metáfora”, um diálogo entre a literatura de Kafka e a canção brasileira, com Jean Garfunkel e Pratinha Saraiva. Ainda no primeiro dia serão inauguradas as exposições “Komplett Kafka – Uma Exposição de Quadrinhos”, com desenhos de Nicolas Mahler; e “Franz Kafka: o homem que transcendeu seu tempo”, baseada em textos de Radek Malý e ilustrações de Renáta Fučíková. Ambas ficarão abertas para visitação até 11 de outubro.

O segundo dia do festival será marcado pela leitura cênica-performativa “Pretamorphosis: A Encruzilhada de Kafka e Fanon”, conduzida pelo ator e autor Aldri Anunciação. A obra entrelaça a temática kafkiana com questões sociais contemporâneas, abordando a identidade racial e as encruzilhadas da negritude.

No último dia do evento, 18 de setembro, será exibido o filme, ainda inédito no Brasil, “A Glória da Vida”, uma coprodução entre Alemanha e Áustria, baseada no livro homônimo de Michael Kumpfmüller. O filme narra a história de amor entre Franz Kafka e Dora Diamant, com direção de Georg Maas e Judith Kaufmann.

A diretora Friederike Möschel do Goethe-Institut Salvador-Bahia destaca a importância do evento: “Franz Kafka pode ser considerado, com certeza, um dos mais importantes autores de língua alemã do século XX, que com seus textos únicos influenciou a literatura mundial até hoje. Devido à sua origem, como um judeu boêmio de língua alemã com passaporte austro-húngaro, que cresceu em Praga, ele viveu entre diferentes culturas, religiões e tradições. Estou muito feliz por realizar este ciclo de eventos sobre Kafka em cooperação com a Embaixada Tcheca em Brasília”.

Além das atividades principais, o festival oferecerá uma experiência imersiva no KreativLab, onde os participantes poderão explorar o universo de Kafka através de realidade virtual e oficinas interativas, como a criação de um inseto robô inspirado na obra “A Metamorfose”. As atividades no KreativLab ocorrerão de 16 a 19 de setembro, das 14h às 17h.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe