Da relação estabelecida entre quatro artistas da dança contemporânea com o mar e as águas de Salvador surge o espetáculo Ex-passo, performance coreográfica que faz de areias e areais o seu espaço cênico.
Apresentada pela primeira vez em 2018, a obra com direção coreográfica de Claudio Machado, que compõe o elenco junto com Clara Garcia Espada, João Rafael Neto e Matias Santiago, volta à cena em setembro para apresentação em quatro espaços públicos da cidade.
Em cartaz todas as quartas e quintas-feiras do mês, sempre a partir das 16h30, a coreografia estreia nesta quarta (4) e sexta (6) na praia de São Tomé de Paripe. Nos dias 11 e 12, a apresentação acontece na praia do Farol da Barra; e nos dias 18 e 19, na Lagoa do Abaeté.
O encerramento da temporada será nos dias 25 e 26 na Praia da Preguiça, no Comércio. As apresentações são abertas, gratuitas e contam com audiodescrição como ferramenta de acessibilidade.
Durante a pandemia, o espetáculo chegou a ser adptado para ambientes internos se configurando como In-passe. Essa produção de videodança está disponível na página @uniaoinstavelcreaciones do Youtube.
A versão atual, Ex-passo, tem música original de Jarbas Bittencourt, que conduz o público a um mergulho pessoal nas imagens criadas a partir da conexão entre os corpos do bailarinos e os elementos que compõem a paisagem de cada apresentação.