O Secretário de Cultura e Turismo de Salvador, Pedro Tourinho, anunciou, na tarde desta terça-feira (3), que o espaço Coaty, na Ladeira da Misericórdia, passará por uma reestruturação.
Importante projeto da arquitetura mundial, o centro cultural desenvolvido pela arquiteta Lina Bo Bardi, está fechado há alguns anos, mas, até sexta-feira (6), novidades serão anunciadas sobre o tema, segundo o secretário.
“Ainda essa semana vamos assinar parcerias importantes com associações culturais para reativar esse espaço, seguindo o projeto original de Lina, de fazer daqui uma residência artística, uma galeria de arte, um ponto de encontro da cidade”, prometeu Tourinho, que estava acompanhado do Secretário de Manutenção, Lázaro Jezler Filho.
O Coaty
Lina Bo Bardi e João Filgueiras Lima, o Lelé, rascunharam juntos o projeto que daria origem a três casarões e o espaço que seria o restaurante Coaty. A ideia, na época, era tirar a fama da Ladeira da Misericórdia, estigmatizada como perigosa. No local, seriam instaladas salas comerciais e residenciais, o que nunca ocorreu.
O Coaty foi finalizado em 1989 e, até hoje, depois de sediar o restaurante Zanzibar, na década de 1990, só foi ocupado de forma temporária, em cerca de 10 ocasiões, a última, antes da pandemia, em 2019.
Confira postagem no Instagram:
Ver essa foto no Instagram