Apple e Samsung negociam com BC para oferecer Pix por aproximação em suas carteiras digitais

Apple e Samsung negociam com BC para oferecer Pix por aproximação em suas carteiras digitais

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Reprodução/Shutterstock

Publicado em 03/09/2024 às 19:05 / Leia em 1 minutos

Duas das maiores empresas de tecnologia do mundo, Apple e Samsung negociam com o Banco Central (BC) para oferecerem Pix por aproximação. As big techs querem oferecer o método de pagamento em suas carteiras digitais (Apple Pay e Samsung Pay) sem serem reguladas pelo órgão.

Vale lembrar que a Google já credenciou sua carteira digital como “iniciador de pagamento”.

O Banco Central exige que as carteiras digitais estejam cadastradas no Open Finance para garantir a segurança das transações. Apple e Samsung argumentam que essa integração não é necessária, pois as instituições financeiras continuariam responsáveis pelas transações.

Para usar o Pix por aproximação, os usuários precisarão vincular suas contas bancárias às carteiras digitais compatíveis – o que, para o BC, exigiria maior envolvimento das empresas donas de sistemas operacionais, como Apple e Samsung.

De um lado, o BC exige que as carteiras digitais estejam cadastradas no Open Finance para preservar a segurança das transações. De outro, Apple e Samsung argumentam que isso não seria necessário porque a responsabilidade pelas transações seguiria com as instituições financeiras.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia