O paranaense Ronan Cordeiro conquistou a medalha de prata no triatlo em Paris, a primeira do Brasil na história dos Jogos Paralímpicos. O atleta, que compete na classe S5 (comprometimento físico motor), concluiu a disputa em 59min01. Ao todo, ele nadou 750m, pedalou 20km e correu mais 5km. O norte-americano Chris Hammer (58min44) ficou com o ouro e o alemão Martin Schulz (59min19) completou o pódio com o bronze.
“Não é fácil, triatlo é um esporte injusto. Eu queria agradecer a toda a minha equipe, porque este ano eu fiquei de oito a 10 meses quase seguidos fora do Brasil. Eu tinha uma missão de quebrar esse paradigma (…) Eu arrisquei tudo, eu dei de tudo na natação, dei tudo no ciclismo e paguei caro na corrida. Mas é um resultado histórico e vai mudar para o triatlo”, analisou Ronan, em depoimento ao CPB.
Nascido em Curitiba, Ronan compete no triatlo há seis anos. Em junho, ele foi ouro no World Series de triatlo, em Swansea, no País de Gales. O atleta, que têm má formação congênita na mão esquerda, competiu na natação entre os anos de 2012 a 2018 antes de migrar para o triatlo.