9ª edição do Mesa Ao Vivo Bahia acontece nos dias 6 e 7 de setembro na Ceasinha

9ª edição do Mesa Ao Vivo Bahia acontece nos dias 6 e 7 de setembro na Ceasinha

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Rafael Martins / GOVBA

Publicado em 02/09/2024 às 16:00 / Leia em 3 minutos

A 9ª edição do Mesa ao Vivo Bahia ocorre nos dias 06 e 07 de setembro no Mercado do Rio Vermelho. A Ceasinha, como é popularmente conhecida há mais de 50 anos, receberá prestigiados chefs e profissionais da gastronomia nacional, que unirão a alunos, consumidores, entusiastas e o trade da gastronomia e turismo para um intercâmbio de conhecimentos.

Com a temática ‘Cozinha Turístico-Criativa: A Arte da Culinária Baiana’, o objetivo principal é promover toda a cadeia alimentar, criando uma conexão consistente da terra ao prato, do produtor ao mercado e do mercado ao consumidor final, fomentando o comércio, o desenvolvimento e o turismo.

O evento terá 24 atividades de aulas-shows de nomes como Claude Troisgros, Babi Frazão, Dario Costa, João Diamante, além de personalidades da gastronomia baiana como Fabricio Lemos, Lisiane Arouca, Dante Bassi, Jadson Nunes e muitos outros circuitos gastronômicos do país, idealizado e realizado pelo Mundo Mesa, que produz a revista e plataforma Prazeres da Mesa. Confira a programação completa dos dois dias eventos acessando o site.

O evento é realizado pelo Mundo Mesa e conta com o apoio do Governo da Bahia, através da Secretaria de Desenvolvimento Econômico (SDE), Secretaria de Turismo (Setur) e Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), por meio da Companhia de Ação Regional (CAR).

“Mais um ano do Mesa do Vivo Bahia para movimentar o mercado, lugar que reúne a boa gastronomia, ingredientes de qualidade, produtos da Agricultura Familiar. Aqui temos toda uma cadeia que movimenta o desenvolvimento econômico. Temos um mercado de excelência para os baianos e os turistas. Lançamos a campanha Sabores da Ceasinha, e agora ainda este mês, teremos muitos outros movimentos. A Semana do Pescado e do Festival Maré de Sabores, além do Festival do Queijo Artesanal da Bahia. E setembro é mês de caruru e se você é um baiano raiz e não dispensa essa iguaria, no mercado, você acha tudo para fazer uma boa comida baiana”, diz o secretário da SDE, Angelo Almeida.

Maurício Bacelar, titular da Secretaria de Turismo, falou da importância da transversalidade. “O Governo do Estado desenvolve ações transversais que movimentam a economia do turismo, como o apoio a esse evento importante evento que é o Mesa ao Vivo, com impacto na promoção da nossa gastronomia típica, um dos segmentos turísticos mais emblemáticos da Bahia, além do envolvimento de outras atividades do setor”.

“O Mesa Bahia é um evento fantástico, que reúne representantes da mais alta gastronomia, não só baiana, mas do Brasil, trazendo possibilidades de pratos que têm na sua essência produtos de Agricultura Familiar. O licuri, por exemplo, adentrou na gastronomia baiana e agora brasileira, a partir dessa relação, que foi concebida entre quem produz e quem consome e tem ali o chefe de cozinha preparando um produto belíssimo. O Mesa Bahia nos possibilita trazer toda a riqueza dos mais quatro mil produtos que a Agricultura Familiar baiana tem para ofertar para a rede gastronômica. Participar do evento é extremamente importante, porque abre mais uma porta para nossos produtos”, afirma Jeandro Ribeiro, diretor-presidente da CAR.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe