Igreja quer proibir pai de levar noiva até o altar durante casamento na Suécia

Igreja quer proibir pai de levar noiva até o altar durante casamento na Suécia

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

IMG.Photos por Pixabay

Publicado em 01/09/2024 às 17:00 / Leia em 2 minutos

O ato de o pai levar a noiva até o altar durante a cerimônia de casamento tem causado polêmica na Suécia. Nos costumes de muitos países europeus, com base da igreja luterana, a noiva e o noivo caminham juntos durante a cerimônia, mas esse costume tem sido deixado de lado.

A influência de filmes e séries é o que teria motivado essa mudança nos costumes, segundo o jornal The Guardian. Em 2010, por exemplo, a princesa herdeira, Victoria, decidiu ser parcialmente conduzida ao altar por seu pai, o rei Carl Gustaf.

No entanto, o ato não é bem visto pela igreja luterana, que considera a mudança como um símbolo do patriarcado, e agora tentar impedir que isso aconteça. “A tendência relativamente nova de o pai conduzir a noiva pelo corredor e entregá-la ao seu novo marido não faz parte da nossa tradição na igreja. Mesmo que a cena pareça agradável para os futuros casais, não podemos ignorar o que ela simboliza: um pai entregando uma virgem menor de idade ao seu novo guardião“, explica Sara Waldenfors, uma pastora de Gotemburgo, que está entre as que propôs o veto à prática no país.

Uma moção foi proposta para proibir que os pais possam levar as filhas até o altar e provocou essa discussão no país. “Foi uma luta tornar natural que as mulheres possam ser ordenadas como sacerdotes. Foi uma luta para que casais do mesmo sexo possam se casar na igreja sueca. Devemos então alterar uma tradição na igreja que não é nossa e não representa algo que podemos aceitar?“, completa Walfenfors.

No entanto, há quem discorde desses argumentos. “Através disso, a noiva ou o noivo escolhe marcar a importância de um parente em sua vida, uma escolha que significa muito para todos os envolvidos. A entrega da noiva tornou-se cada vez mais popular nos últimos 10 a 15 anos. Provavelmente se deve à inspiração de Hollywood, mas também ao casamento da Princesa Herdeira Victoria, onde o rei caminhou com ela um pouco até o altar”, justifica Henrik Lööv, comissário executivo da paróquia de Jönköping.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia