A pequena porção de Mata Atlântica preservada que abraça a Praia de Itapororoca, na Bahia, guarda segredos preciosos. A poucos metros da faixa de areia, espécies nativas exuberantes, como o almíscar e a murta-do-mato, compõem o microclima fresco e úmido que envolve uma singela casa branca e azul, de aspecto colonial brasileiro.
Novo espaço do complexo Uxua Casa Hotel & Spa, nascido no Quadrado de Trancoso, esta morada bucólica representa a mais recente empreitada do holandês Wilbert Das e de seu sócio, o americano Bob Shevlin: o Uxua Maré, conjunto que abrigará três hospedagens, todas feitas com matérias-primas resgatadas de uma demolição em Minas Gerais e reconstruídas no sul da Bahia.
“A verdade é que se não fosse a pandemia, não teríamos nem comprado o terreno. Fizemos a aquisição do lote em setembro de 2020, quando ninguém sabia direito o que ia acontecer, e pensamos: ‘Se o mundo está acabando, Trancoso é o melhor lugar para ficar’”, brinca Wilbert. As informações são da Casa Vogue.
Distante 50 minutos de caminhada do centrinho do vilarejo, o lugar do novo projeto é marcado por uma área de mata preservada com 6 hectares e algumas clareiras. Numa dessas, a dupla imaginou criar cabanas enxutas e respeitosas com a natureza – iniciativa que reafirma o compromisso dos dois com o turismo sustentável e regenerativo na região.
“Este projeto é uma inspiração desde o início. Wilbert elevou a reciclagem a um patamar extremo ao transportar uma estrutura de um local pouco conhecido no Brasil e montá-la onde todos querem estar”, disse Bob Shevlin. Veja fotos: