O Tribunal de Justiça da Bahia conquistou a pontuação máxima no Ranking da Transparência do Poder Judiciário 2024. Além de cumprir todos os itens que fazem parte da avaliação, o Judiciário baiano ganhou dois pontos extras por organizar os componentes, de forma adequada, em temas. É a terceira vez consecutiva que o TJBA ocupa o 1º lugar como Tribunal mais transparente do Brasil.
O Ranking da Transparência ocorre pelo sétimo ano consecutivo e avalia a qualidade das informações disponibilizadas pelos órgãos da Justiça para a sociedade, estimulando uma comunicação mais clara, transparente e padronizada com cidadãs e cidadãos. A classificação é organizada nas categorias Justiça Estadual, Federal, Trabalho, Militar Estadual, Eleitoral, Tribunal Superior e Conselho.
Entre os 86 itens analisados, estão a disponibilidade dos números de telefones de unidades, horários de atendimento, serviço de registro de denúncias e reclamações e, ainda, as prestações de contas do ano anterior. Outro quesito importante é a acessibilidade do portal dos órgãos na internet. Nele, é analisado se o local na web conta com os serviços de intérprete de Linguagem Brasileira de Sinais e com o acesso ao conteúdo para pessoas com deficiência é facilitado.