O Centro Universitário SENAI CIMATEC, em parceria com a Ford Brasil, lançou o curso de Extensão em Desenvolvimento em Sistemas Embarcados. A capacitação é destinada a desenvolvedores universitários e recém-formados com experiência em desenvolvimento de sistemas, que desejam aprimorar suas habilidades e se destacar em um mercado de trabalho altamente competitivo.
“O mercado de trabalho para esses profissionais está em expansão, especialmente em setores como automotivo, aeroespacial e de dispositivos médicos. Lançamos esse curso inédito no Nordeste para preparar os alunos para enfrentar desafios complexos e se destacarem na integração e otimização de sistemas críticos, nos quais eficiência e confiabilidade são essenciais”, destaca o coordenador técnico do curso, Tacito Henrique Graça.
As inscrições para o curso são gratuitas e podem ser feitas pelo site.
Os candidatos aprovados deverão pagar nove parcelas de R$ 300,00 para garantir a vaga. O curso terá duração de nove meses, com início previsto para 26 de setembro. As aulas serão realizadas na modalidade a distância (EaD), às terças-feiras, às 18h30. O processo seletivo inclui prova de conhecimento prévio na área, avaliação psicológica, entrevista e matrícula.
“Estudos apontam para um grande déficit profissional na área de tecnologia, que está em plena expansão. O Centro de Desenvolvimento e Tecnologia da Ford na América do Sul é prova desse crescimento. Hoje temos mais de 1.500 profissionais atuando em projetos globais e estamos constantemente em busca de profissionais capacitados e engajados para integrar nossa equipe com foco em qualidade e excelência”, afirma Alex Machado, diretor de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul.
Sobre o curso
O curso de Extensão em Desenvolvimento em Sistemas Embarcados tem como objetivo preparar profissionais para atuar em todas as etapas do desenvolvimento de software embarcado em veículos, utilizando os sistemas operacionais Linux e Android. A formação inclui um estudo detalhado das camadas do Android Open Source Project (AOSP).
Para participar da seleção, os interessados devem atendam aos seguintes requisitos:
- Experiência prévia em programação em alguma das três linguagens: C++, Java ou Kotlin;
- Nível de experiência como desenvolvedor (Júnior, Pleno ou Sênior);
- Compreensão sobre os princípios de design e diretrizes de interface do Android;
- Ser capaz de desenvolver uma aplicação simples usando Kotlin, Java ou C++;
- Familiaridade com sistema operacional Linux;
- Compreensão abrangente sobre ferramentas de controle de versão de código, como Git;
- Conhecimento em desenvolvimento ágil (Ex: Scrum, Kanban).
Os candidatos devem, preferencialmente, ser graduados ou concluintes nas áreas Engenharia Mecatrônica; Engenharia Mecânica; Engenharia de Controle e Automação; Engenharia de Software; Engenharia Elétrica; Informática; Ciência de Dados e Inteligência Artificial ou áreas afins.
Mais informações podem ser conferidas no edital.