Um voo da Gol proveniente do aeroporto de Congonhas, em São Paulo, com destino a Salvador precisou alternar para Aracaju (SE) devido ao mau tempo na capital baiana nesta quinta-feira (29).
O Boeing 737 Max decolou de São Paulo às 9h e tinha pouso programado em Salvador às 11h25. Quando já estava no procedimento de descida, no entanto, o piloto optou pelo cancelamento.
A aeronave ficou pouco aproximadamente duas horas em Aracaju. Às 13h44 decolou rumo ao destino original, pousando em Salvador 14h20.
“A Companhia reforça que as ações em relação aos voos foram tomadas com foco na Segurança, valor número 1 da Gol”, diz nota enviada pela empresa ao Alô Alô Bahia.
Voos desviados em Ilhéus
Salvador não foi a única cidade baiana a ter voos desviados entre quarta (28) e quinta. Mais cedo, o tempo chuvoso provocou a alteração de voos que tinham como destino o Aeroporto Jorge Amado, em Ilhéus, no sul da Bahia. Ao menos três viagens foram afetadas.
A Gol confirmou que, devido a condições meteorológicas adversas na cidade, um voo que seguia de Guarulhos (GRU) para a cidade baiana alternou para o aeroporto de Salvador e foi cancelado.
Como consequência, o voo que seguiria de Ilhéus para São Paulo também foi cancelado. A ocorrência foi na noite de quarta-feira (28). Os clientes foram reacomodados em voos reforços agendados para esta quinta-feira (29).
Uma outra aeronave, que seguia ontem entre Congonhas e Ilhéus também alternou para Salvador. Na capital, houve abastecimento e nova decolagem para o sul. O pouso aconteceu sem intercorrências e todos os clientes afetados também receberam as facilidades previstas.
Um vídeo do radar aéreo também mostra a trajetória de um avião da Azul que saiu de Belo Horizonte para Lençóis e teve que desviar para Salvador.
A região da Chapada Diamantina registra ocorrências por mau tempo. A reportagem entrou em contato com a Azul e o Aeroporto de Salvador para ter mais informações da operação e aguarda retorno.
A Bahia tem 253 municípios sob alerta para vendaval até o final da tarde da próxima sexta-feira (30). O alerta amarelo do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é de perigo potencial e prevê uma variação de vento entre 40 km/h e 60 km/h – um vento fraco tem velocidade inferior a 15 km/h, conforme a escala de Beaufort.
As cidades baianas sinalizadas no alerta do Inmet estão concentradas nas regiões: Centro Sul, Vale São-Franciscano, Nordeste, Centro Norte, Região Metropolitana de Salvador e Extremo Oeste. Nos locais, o alerta aponta para um baixo risco de queda de galhos de árvores.