Luciana Gimenez, de 54 anos de idade, diz que foi vítima de um crime virtual e registrou um boletim de ocorrência para resolver a situação. Segundo a apresentadora, uma conta no Instagram tem utilizado sua imagem e voz, em vídeo feito por inteligência artificial, para divulgar supostos descontos de roupas, acessórios e calçados da marca de luxo Prada. No entanto, a artista garante que não tem qualquer vínculo com o perfil e nunca gravou tais conteúdos.
Luciana Gimenez é vítima de IA e faz boletim de ocorrênciahttps://t.co/sOkuaTOXp3 pic.twitter.com/zwUOvSuWol
— Alô Alô Bahia (@AloAlo_Bahia) August 29, 2024
A apresentadora fez um boletim de ocorrência, em 25 de setembro, onde foi informada a prática do crime de estelionato. Gimenez já acionou seu corpo jurídico, que vem tomando todas as medidas cabíveis em relação a situação. Além disso, os advogados tem tentando contato com a Meta, empresa responsável pelo Instagram, para que eles tomem uma atitude.
“A tecnologia, quando bem usada, pode levar a humanidade a evolução, mas pessoas de mau caráter têm usado a inteligência artificial para praticar crimes. Estou sendo vítima de um crime, onde minha imagem e voz, com áudio criado por IA falam de promoções e bazar, de uma marca de luxo, que não estão acontecendo. Não acreditem, é um golpe!”, declarou ela.
Gimenez completou: “Essas pessoas são criminosas, e eu, junto ao meu corpo jurídico, estamos tomando as medidas legais. Conto com a ajuda da Meta para tirar essas publicações do ar”.
Com informações da QUEM.