Os fortes ventos que chegaram na madrugada desta quinta-feira (29), em Salvador, devido a uma frente fria, causaram estragos. Na orla da Barra, na Avenida Oceânica, as rajadas, que chegaram a 43,2km/h, arrancaram um coqueiro e um poste. A queda atingiu um banco, que acabou sendo destruído pelo impacto da queda da árvore. Ninguém ficou ferido. O coqueiro foi removido por agentes da Secretaria Municipal da Manutenção (Seman).
Informações da Defesa Civil (Codesal) dão conta de que os ventos atingiram velocidades de 39,6 km/h em Ondina, e de 33,8 km/h, na Barra, onde o coqueiro despencou. Perto do mar, os ventos sopram ainda com mais intensidade. Tão por isso, o mar agitado na Baía de Todos-os-Santos forçou a Associação dos Transportadores Marítimos da Bahia (Astramab) a suspender a Travessia Salvador-Mar Grande às 5h30 desta quinta. As escunas de turismo que fazem o passeio pelas ilhas também cessaram as atividades.
A Travessia Salvador-Morro de São Paulo, por sua vez, até segue em funcionamento, mas com conexão em Itaparica. Com a conexão, os tripulantes são levados nos catamarãs do Terminal Náutico, no Comércio, até Itaparica, de onde seguem de ônibus dos operadores até a Ponta do Curral (Valença) para, só então, realizarem a pequena travessia até o Morro em lanchas. Com conexão, o tempo da viagem dobra em relação à viagem direta, e passa a durar três horas e 20 minutos.
Ainda conforme a Astramab, a forte ressaca no Terminal de Vera Cruz, na Ilha de Itaparica, estava dificultando a atracação das embarcações. Confira a previsão do tempo para os próximos dias, com alerta da Codesal para acumulado de chuva e mais ventania.