A cantora Preta Gil abriu o coração durante o programa Conversa com Bial, da TV Globo, que foi ao ar nesta terça-feira (27). A artista, diagnosticada com um câncer no intestino no início do ano passado, falou sobre a fase mais difícil do seu tratamento e relembrou um importante conselho que recebeu do pai, o cantor e compositor Gilberto Gil.
Segundo Preta, Gil falou que, caso ela sentisse que não tinha mais forças para lutar, deveria aceitar o fim da vida e ir tranquila: “Filha, a natureza é sábia, somos parte e vamos voltar para ela. Isso faz parte da vida (…) Se estiver muito pesado pra você, vai, se deixa ir. É muito ruim viver com esse incômodo e lutando da forma que você tá lutando”, relembrou Preta, sobre a fala do pai.
A cantora explica ainda que o conselho a fez perceber que não queria morrer e precisava lutar pela própria vida e que, até aquele momento, ninguém havia explicado sobre a gravidade do seu quadro de saúde. Na época, ela estava internada na UTI por conta de uma infecção generalizada após uma sessão de quimioterapia.
“Aquilo virou uma chave na minha cabeça porque em nenhum momento ninguém tinha me dito que eu estava correndo risco de vida ainda. O pai trouxe a realidade e eu falei: ‘Não quero morrer, não. Não chegou a minha hora, não’. E funcionou muito”, relatou. “Foi ótimo ele ter disso isso para mim porque eu estava na merda (…) Eu estava na iminência, era alerta vermelho máximo. Todo mundo preocupado. Os médicos diziam: ‘Ela pode ir embora a qualquer hora, a gente não conseguiu estabilizá-la’. Eu estava com pancreatite, eu estava com pneumonia, muito ferrada. O corpo colapsou mesmo”, explicou.