O Google anunciou que irá transformar o Edifício Adriano Marchini, em São Paulo, em seu novo Centro de Engenharia. A construção histórica é um dos prédios que compõem Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), vinculado à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Governo de São Paulo – e a iniciativa faz parte do IPT Open, que busca promover e fortalecer o ecossistema de inovação reunindo atores dos setores privado, governo, pesquisadores, academia e startups.
“A parceria entre IPT e Google, no âmbito do programa IPT Open, é uma ampla janela de oportunidades para a pesquisa, desenvolvimento e inovação no Brasil. Instituições de competência técnica e renome, reconhecidas nacional e internacionalmente, juntam o melhor de suas equipes em áreas de Engenharia e Sistemas Digitais capazes de gerar tecnologia num ecossistema propício à inovação”, afirma Anderson Correia, diretor-presidente do IPT.
Com previsão de inauguração para o início de 2026, o novo Centro de Engenharia será assinado pelo escritório Brasil Arquitetura. Respeitando a arquitetura original, o projeto tem como propósito central transformar áreas externas do espaço em elementos articuladores e potencializadores, a fim de criar espaços integrados com a comunidade. Para isso, os 7 mil m² do prédio, construído em 1940, serão revitalizados, preservando sua história, características externas – como a fachada – e o próprio nome. Além disso, as estruturas internas já existentes passarão por renovações a partir de um olhar voltado ao design universal acessível.
O local será a nova casa de profissionais dedicados ao desenvolvimento de soluções em áreas estratégicas para o Google, como privacidade e segurança, para tornar a internet mais segura para todos. Lá, os profissionais estarão focados em criar soluções que ofereçam maior proteção para usuários de produtos, como Gmail, e trabalharão em estreita colaboração com o Centro de Engenharia de Belo Horizonte, primeiro escritório do Google na América Latina. As informações são da Casa Vogue.