Projeto ‘Biblioteca da Diversidade’ percorreu a Bahia promovendo capacitação de professores; conheça

Projeto ‘Biblioteca da Diversidade’ percorreu a Bahia promovendo capacitação de professores; conheça

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com
Publicado em 27/08/2024 às 11:07 / Leia em 2 minutos

Os alunos com faixa etária de 6 a 12 anos, de instituições das cidades baianas de Campo Formoso, Andorinha  e Senhor do Bonfim (BA), tiveram acesso ao projeto “Biblioteca da Diversidade”, entre os dias 22 a 24 de julho.

O objetivo das ações era viabilizar e promover a formação aos professores, para conduzir pautas construtivas sobre os povos indígenas e culturas afro-brasileiras.

Foto: Divulgação

Foram doadas estruturas com 80 livros literários infantis, incluindo temas da cultura afro-brasileira, bem como 5 títulos impressos em braille. Também foram ofertados 50 jogos e brinquedos educativos, bem como um acervo de materiais artísticos (papéis, lápis, canetinhas, etc).

O projeto teve intérpretes de Libras e um monitor, que auxiliou o público no espaço e também orientou os participantes com deficiências físicas, visuais ou espectros, síndromes ou doenças que geram limitações.

Receberam as apresentações as escolas:

  • Escola Otaviano Feliciano da Gama
  • Escola Municipal Martiliano José Ferreira
  • Escola Municipal Herculano Almeida Lima

Foto: Divulgação

O projeto “Biblioteca da Diversidade” tem a produção da Scorsolino Produções, apoio da Altia e Komedi, com patrocínio da Ferbasa, e realização do Ministério da Cultura, Governo Federal União e Reconstrução.

Lei de Incentivo à Cultura

A principal ferramenta de fomento à Cultura do Brasil, a Lei de Incentivo à Cultura contribui para que milhares de projetos culturais aconteçam, todos os anos, em todas as regiões do país. Por meio dela, empresas e pessoas físicas podem patrocinar espetáculos – exposições, shows, livros, museus, galerias e várias outras formas de expressão cultural – e abater o valor total ou parcial do apoio do Imposto de Renda.

A Lei também contribui para ampliar o acesso dos cidadãos à Cultura, já que os projetos patrocinados são obrigados a oferecer uma contrapartida social, ou seja, eles têm que distribuir parte dos ingressos gratuitamente e promover ações de formação e capacitação junto às comunidades.

Criado em 1991 pela Lei 8.313, o mecanismo do incentivo à cultura é um dos pilares do Programa Nacional de Apoio à Cultura (Pronac),que também conta com o Fundo Nacional de Cultura (FNC) e os Fundos de Investimento Cultural e Artístico (Ficarts). Lei de Incentivo à Cultura, Ministério da Cultura.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia