Candidato do PSol à Prefeitura de São Paulo, Guilherme Boulos realizou comício ao lado do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O que chamou atenção nas redes sociais, no entanto, foi uma parte do hino nacional, adaptado para a linguagem neutra.
O verso “Dos filhos deste solo és mãe gentil” virou “Des filhes deste solo”, o que repercutiu nas redes sociais.
Ver essa foto no Instagram
No X, antigo Twitter, alguns usuários apontaram uma suposta ilegalidade na alteração da letra do hino nacional. A Lei nº 5.700/1971 determina que “em qualquer hipótese, o hino nacional deverá ser executado integralmente e todos os presentes devem tomar atitude de respeito”.
A lei também veda “a execução de quaisquer arranjos vocais do hino nacional”. O descumprimento é passível de multa, que pode ser agravada em caso de reincidência.
Boulos apagou das redes sociais o vídeo onde o verso polêmico aparece. Até militantes de esquerda criticaram a adaptação da letra, argumentando que atitudes assim só favorecem o discurso da extrema-direita.
Em nota divulgada nesta terça-feira (27), Guilherme Boulos nega ter partido da campanha a iniciativa de alterar o verso do Hino Nacional.
“A campanha, em momento algum, solicitou ou autorizou alteração na letra do Hino Nacional interpretado na abertura do comício no último sábado, 24, na Zona Sul da cidade. A produtora, organizadora do evento, foi responsável pela contratação de todos os profissionais que trabalharam para a realização da atividade, incluindo a seleção e o convite à intérprete que cantou o Hino Nacional”, diz.