Residentes do programa Vila Sul do Goethe-Institut realizam eventos culturais em Salvador; confira a programação

Residentes do programa Vila Sul do Goethe-Institut realizam eventos culturais em Salvador; confira a programação

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Divulgação

Publicado em 26/08/2024 às 11:50 / Leia em 2 minutos

O programa de residência artística Vila Sul do Goethe-Institut Salvador-Bahia encerra, neste mês de agosto, o segundo ciclo de estadia de seus residentes com uma série de atividades culturais. A programação inclui exposições, conversas e instalações artísticas que refletem as experiências e pesquisas desenvolvidas durante a residência.

Ana Paula dos Santos dará início à programação no dia 27 de agosto, às 16h, com a instalação ‘Porta da Frente: Cana de açúcar, flores e/ou histórias que poderiam ser contadas na beira de cada mar’. A obra ficará disponível para visitação até o dia 30 de agosto, no pátio do Museu de Arte Moderna da Bahia. A instalação propõe um diálogo entre Salvador e o continente africano, inspirada pela ‘Porta do não  retorno’, símbolo da escravidão no Forte São Jorge da Mina, em Elmina, Gana.

No dia 28 de agosto, às 17h, o pesquisador urbano Stephan Lanz participará de uma roda de conversa na Faculdade de Arquitetura da UFBA. O evento, parte da série “Urbanismos em Zonas Críticas”, abordará os “Modos Complexos de Governança nas Favelas do Rio e em Salvador”, explorando a atuação de novos atores sociais e suas influências na transformação urbana. Lanz também apresentará a exposição fotográfica “A Avenida Sete: assemblage e heterotopia”, que será inaugurada no dia 29 de agosto, às 18h, na Galeria do Goethe-Institut Salvador-Bahia. A exposição utiliza fotografia de rua para capturar a diversidade e as contradições da Avenida Sete de Setembro, uma das vias mais icônicas de Salvador.

A partir de 30 de setembro, o programa Vila Sul receberá um novo grupo de residentes. A equipe será composta pela arquiteta cabo-verdiana Patti Anahory, o artista e ativista nigeriano Deji Akinpelu, e o escritor, músico e artista transdisciplinar canadense Nour Symon e a artista e pesquisadora nigeriana/alemã Jumoke Adeyanju.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe