Quase 50 cidades de São Paulo estão em alerta máximo para queimadas na manhã desta segunda-feira (26). Vários municípios suspenderam as aulas.
Segundo o governador Tarcísio de Freitas, o estado não tem nenhum foco de incêndio no momento. Até a noite de domingo (25), os municípios de Tabatinga e Pedregulho tinham queimadas.
Aulas foram suspensas nesta segunda em várias cidades para higienização e limpeza dos prédios por conta da fuligem das queimadas. Alunos da rede municipal foram dispensados em Altinópolis, Batatais, Ribeirão Preto e Pradópolis.
Região de Ribeirão Preto foi área mais afetada no fim de semana, com 10 cidades com focos de incêndio. No sábado (24), moradores tiveram que deixar suas casas, cercadas por fogo e uma tempestade de poeira.
Polícia investiga se incêndios foram criminosos. Quatro pessoas foram presas em flagrante nas cidades de Rio Preto (SP), Batatais (SP), Porto Ferreira (SP) e em Goiás. “Eles portavam gasolina e estavam realmente ateando fogo de forma criminosa. É difícil saber se houve uma ação coordenada, não nos parece que haja”, afirmou Tarcísio.