O Bando de Teatro Olodum vai movimentar a capital baiana com a 12ª edição do ”Festival de Arte Negra – A Cena Tá Preta”. O evento, que tem como objetivo dar destaque e celebrar produções dos integrantes do grupo e de artistas da performance negra do Brasil, acontece entre os dias 5 e 8 de setembro, no Quarteirão das Artes, localizado na Praça Castro Alves. A abertura será marcada por uma apresentação da revista musical Cabaré da Rrrrraça, um dos maiores sucessos do Bando de Teatro Olodum nesses 34 anos de trajetória da companhia.
Além de espetáculos de teatro, dança e música, a programação inclui ainda oficinas, exibição de filmes, roda de conversa e leitura dramática. Os destaques ficam por conta das oficinas gratuitas com o ator e diretor Lázaro Ramos, com a roteirista da Rede Globo Dione Carlos e com o dançarino Bruno Duarte, que atuou como assistente de coreografia na série “Cine Holliúdy”, também da Rede Globo. O público poderá participar ainda de um bate-papo com o ator Lucas Leto, da novela Pantanal.
“Em 12 edições, o Festival tem cumprido uma função importante de reunir os artistas da performance negra da Bahia e do Brasil para apresentação das suas produções, fortalecendo esta cena preta que o Bando vem defendendo há 34 anos, com resistência e muita dedicação à arte”, destaca Cássia Valle, escritora, atriz, diretora e integrante do Bando de Teatro Olodum.
Os artistas do Bando também integram a programação do evento com suas produções. Na ocasião, a atriz, diretora e escritora Cássia Valle trará o infantil “Casa Encantada”; o ator e diretor Leno Sacramento apresentará o monólogo “Escarro Início”; e o ator e afrochef Jorge Washington realizará uma edição especial do Culinária Musical com os cantores Dão Black e Riane Mascarenhas, do Recôncavo da Bahia. A dança também estará presente, com a apresentação do Balé Folclórico da Bahia e com a performance Corpo em Movimento, com coreografia inédita da Companhia Jorge Silva, além do solo Formigueiro, do dançarino Bruno Duarte.