Com sede em Salvador, conhecida galeria ganha unidade em prédio icônico de São Paulo

Com sede em Salvador, conhecida galeria ganha unidade em prédio icônico de São Paulo

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Edifício Thais por Raul Juste Lores/Veja SP

Publicado em 21/08/2024 às 10:32 / Leia em 2 minutos

Instalada em Salvador, no edifício Bráulio Xavier, na Rua Chile, a Galeria Galatea ganhará, ainda este mês, uma nova unidade em São Paulo. Enquanto na capital baiana o espaço cultural ocupa o prédio famoso por ter, em sua lateral, o painel “A Colonização do Brasil”, de Carybé, na capital paulista, ela terá novo espaço no icônico Edifício Thaís (foto principal), projetado em 1978 pela arquiteta Maria Luiza Correa.

A nova sede do equipamento artístico, que manterá seu espaço já consolidado na Oscar Freire, será instalada em um espaço de 430 m², que ocupará tanto o térreo quanto o primeiro andar da construção icônica da arquitetura brutalista, a partir do dia 29 de agosto.

Tomás Toledo, Antonia Bergamin e Conrado Mesquita são os sócios da Galatea | Foto: Ding Musa

Com reforma conduzida pelo escritório Kas Arq e paisagismo de Paula Bergamin, o local abrigará um salão expositivo, uma view room, escritório e acervo, inaugurados com a exposição “Montez Magno: entre Morandi, Nordeste e Tantra”, mostra individual do artista pernambucano falecido em 2023.

Na coleção expressiva, as 52 obras de Montez – divididas nas duas unidades paulistas da galeria – refletem sua trajetória, reconhecida pela fusão de elementos da cultura popular nordestina com experimentações geométricas e conceituais.

Montez Magno tem trajetória celebrada em SP | Foto: Ding Musa

“Cada local atrai um tipo de exposição: o novo é intimista, enquanto o da Oscar tem pé-direito alto e acomoda trabalhos mais escultóricos”, descreveu Tomás Toledo, um dos sócios, em entrevista à Veja. “O bairro tem um hub de galerias importantes. Escolhemos esse prédio por já conhecê-lo e por chamar atenção pela arquitetura”, completou Antonia Bergamin, também sócia, ao lado de Conrado Mesquita.

Em Salvador, Galatea fica no Ed. Bráulio Xavier | Foto: Reprodução/Pelourinho Dia e Noite

Em Salvador, a Galatea está com sua segunda exposição – “Bahia Afrofuturista: Bauer Sá e Gilberto Filho” – em cartaz até 28 de setembro.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe