Escritor baiano Lucas de Matos lança livro na Bienal de São Paulo, em setembro

Escritor baiano Lucas de Matos lança livro na Bienal de São Paulo, em setembro

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação Alô Alô Bahia

Fabiano Pereira

Publicado em 20/08/2024 às 16:59 / Leia em 2 minutos

O escritor Lucas de Matos tem novidade para que gosta de poesia: seu novo livro, “Antes que o Mar Silencie”. A obra será lançada no dia 7 de setembro, às 13h, na Bienal do Livro de São Paulo, no stand da Editora Ciranda Cultural. Na ocasião, o poeta baiano participará de sessão de autógrafos, além de poder bater um papo com seus leitores sobre o novo projeto.

“É uma alegria realizar o lançamento inicial do meu livro num dos maiores eventos de literatura do país”, destaca o soteropolitano, que planeja lançamentos em outras capitais como Rio de Janeiro, Goiânia e Salvador.

A obra conta com mais de 50 poemas ilustrados por Natália Calamari, com inspiração na arte africana dos adinkras, um alfabeto de símbolos. A designer criou uma fonte exclusiva para o título, num processo de corte a laser em madeira mdf, feito em várias impressões com tinta tipográfica.

Como bom nascido na capital baiana, o escritor possui uma profunda conexão com o mar, presente já no título. “É uma grande metáfora que abarca muitos significados. Escutar a música do mar é um lembrete de estar vivo para mim, e não mais ouvir esse som simboliza o fim do ciclo da vida. Assim, o que nós podemos fazer da nossa existência antes desse silêncio?”, reflete o autor.

Ele aproveita ainda para fazer um alerta sobre a poluição dos oceanos e o desequilíbrio ambiental. “O mar também pode silenciar enquanto estamos vivos, dado o cenário de degradação ambiental do ecossistema marinho. É urgente nos enxergarmos como parte da Natureza, e não à parte dela”, destaca.

“Antes que o Mar Silencie” sucede “Preto Ozado”, de 2022, livro que marcou a estreia do autor no cenário editorial. Com ele, Lucas viajou por capitais e municípios do Brasil em lançamentos, festas literárias e saraus, participando de duas Bienais do Livro (Bahia e Pernambuco) e integrando o projeto Arte da Palavra do SESC com palestras poéticas sobre a obra, que ganhou um minidocumentário ao completar um ano de lançamento. O livro foi adotado em escolas da Bahia, Rio de Janeiro e São Paulo.

Compartilhe

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia