OMS classifica Mpox como ‘emergência sanitária global’

OMS classifica Mpox como ‘emergência sanitária global’

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

NIAID via AP File

Publicado em 14/08/2024 às 15:26 / Leia em 2 minutos

A Organização Mundial da Saúde (OMS) anunciou nesta quarta-feira (14) que a mpox é, mais uma vez, uma Emergência de Saúde Pública de Importância Internacional (ESPII).

O mais alto nível de alerta da organização havia sido declarado para o surto da “varíola dos macacos”, como era então conhecida a doença, no final de julho de 2022.

Somente em maio de 2023 que a organização decidiu rebaixar seu status, por causa da diminuição global do número de casos (como também aconteceu com a Covid).

A decisão seguiu a recomendação do Comitê de Emergência convocado pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que se reuniu pela primeira vez nesta manhã.

“Hoje, o Comitê de Emergência se reuniu e me informou que, em sua opinião, a situação constitui uma emergência de saúde pública de interesse internacional. Aceitei esse conselho”, disse o diretor-geral em coletiva de imprensa nesta tarde.

Agora a preocupação é com a rápida propagação da mpox que vem acontecendo no continente africano, em especial na República Democrática do Congo (RDC), país que vem registrando somente este ano quase 14 mil casos, incluindo 450 mortes, segundo o último relatório do Centro Africano de Controle e Prevenção de Doenças, o Africa CDC.

Fora da África, até o momento, “o surto continua com um baixo nível de transmissão”, afirmou a OMS.

Segundo a OMS, a ESPII é “um evento extraordinário que é determinado como um risco à saúde pública de outros países por meio da disseminação internacional de doenças e que potencialmente exige uma resposta internacional coordenada”.

De acordo com a organização, isso implica que a situação é grave, repentina, incomum ou inesperada; traz implicações para a saúde pública além da fronteira nacional do país inicialmente afetado e pode exigir ação internacional imediata.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe