Brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre Alzheimer

Brasileiro ganha prêmio internacional por pesquisas sobre Alzheimer

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Luana Veiga

Reprodução

Publicado em 06/08/2024 às 08:46 / Leia em 2 minutos

O neurologista e pesquisador Ricardo Nitrini é o grande vencedor do Prêmio Henry Wisniewski de Contribuição ao Longo da Vida, concedido pela Associação de Alzheimer a cientistas com contribuições expressivas na área de Alzheimer e demência. Também foram reconhecidos os pesquisadores americanos Ralph A. Nixon e Doutora Goldie Smith Byrd, diretora de um centro médico de referência sobre o Alzheimer.

O brasileiro realiza pesquisas sobre neurologia cognitiva e comportamental, especialmente na área de demência. Ao longo da sua trajetória, liderou estudos sobre a epidemiologia da demência no Brasil, revelando as parcelas mais afetadas no País. Ele também investigou novos métodos de diagnóstico voltados para a população brasileira.

Comecei a fazer neurologia quando o Alzheimer era considerado uma doença rara (…) Estou muito satisfeito pelo reconhecimento internacional e espero que isso gere auxílio para as pesquisas que fazemos“, afirma o pesquisador, professor sênior da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e presidente do comitê científico da Academia Brasileira de Neurologia.

Atualmente, Nitrini tem se dedicado a pesquisar o cérebro de superidosos, aqueles que possuem uma memória afiada mesmo frente ao envelhecimento, junto com o cientista Adalberto Studart. Também analisa biomarcadores de doenças neurodegenerativas em macacos-prego, considerados os macacos mais inteligentes das Américas. Ele participa ainda de uma pesquisa mundial junto à Associação de Alzheimer sobre a prevenção da doença em pessoas com predisposição genética, coordenando os esforços na América Latina.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe