Estudante do interior da Bahia conquista vaga em programa para futuras cientistas

Estudante do interior da Bahia conquista vaga em programa para futuras cientistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação

Ascom/SEC

Publicado em 01/08/2024 às 20:07 / Leia em 3 minutos

A estudante Vitória Cristina dos Santos, de 18 anos, do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, no Distrito de Favelândia, em Bom Jesus da Lapa, está comemorando o triunfo de ter sido aprovada na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. Realizada pelo Centro de Tecnologias Estratégicas do Nordeste (Cetene) – órgão ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI).

A iniciativa busca preparar seu público-alvo para o Exame do Ensino Médio (Enem) e instigar a participação feminina no meio científico e tecnológico.

A meta é promover o desenvolvimento do pensamento e das atividades científicas transdisciplinares, reduzindo barreiras para o acesso e a permanência de meninas e mulheres nos espaços científicos.

A estudante conta que receber o resultado foi uma das maiores alegrias que já sentiu. “Fiquei imensamente feliz por ver meu nome na lista dos aprovados e me senti privilegiada, porque, em meio a poucas vagas e muitas pessoas inscritas, eu fui classificada. Sei que não foi privilégio e muito menos sorte, e sim consequência do meu esforço em tirar notas boas durante a minha trajetória acadêmica”.

Agora, pretende usufruir a oportunidade ao máximo. “Por meio da Banca de Estudos 2024 e de toda a minha bagagem acadêmica, desejo conseguir uma nota excelente no Enem e nos demais vestibulares que pretendo realizar”, completa a aluna, que irá tentar uma vaga no Ensino Superior para um curso na área de Ciência e Tecnologia.

O diretor do Colégio Estadual Everton Oliveira de Santana, Ailton Silva Nascimento, comenta que a comunidade escolar e a população local estão vivendo “um momento ímpar” com a aprovação de Vitória Cristina na Banca de Estudos 2024 do Programa Futuras Cientistas. “Ela é muito dedicada aos estudos, inteligente, amiga de todos e respeitosa. Gosta de ler e participa de todos os eventos propostos pelos professores da escola. Chegou ao Ensino Médio já como aluna nota 10, sempre tendo estudado em escola pública. Vitória é um orgulho para todo o sistema educacional público do nosso Estado e, principalmente, para o nosso colégio”, comemora.

O programa

O Futuras Cientistas promove, desde 2012, a participação de estudantes e professoras do Ensino Médio de escolas da rede pública nas áreas de Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática, com o objetivo de contribuir com a equidade de gênero no mercado profissional.

Depois de uma década de atuação consolidada nos estados de Pernambuco, Paraíba e Sergipe, o projeto alcançou, há dois anos, abrangência nacional. Nesta edição, o programa oferece 470 vagas ao público de todo o Brasil.

Pesquisadores de universidades e instituições de pesquisa dos 26 estados e do Distrito Federal puderam submeter seus projetos para avaliação. Dados de até 2022, 70% das participantes do programa foram aprovadas no vestibular. Desses, 80% escolheram cursos nas áreas de Ciência e Tecnologia.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe