O Partido Comunista Brasileiro (PCB) lançou, nesta quinta-feira (1º), a candidatura de Giovani Damico à Prefeitura de Salvador, durante evento na sede do Sindicato dos Empregados em Empresas de Assessoramento, Perícias, Informações e Pesquisas no Estado da Bahia (Sindpec), no bairro dos Barris. Ele compõe a chapa majoritária da legenda com a estudante e militante Cheyenne Ayalla.
O anúncio marca a volta do partido à disputa pelo governo da capital baiana, que não acontecia desde a década de 1990. A chapa não formou coligações nem alianças com outras legendas para a disputa eleitoral.
Com apenas um postulante a vereador, o partido destacou, durante a convenção, o desejo de renovar o sistema político da cidade, valorizando a classe trabalhadora.
“A gente vê necessidade de transporte, de habitação, e a gente veio entendendo que precisava construir um projeto de cidade para Salvador. Um projeto popular, construído a muitas mãos, que pegue diversas feições de cidade”, discursou Damico.
O candidato é natural de Santa Cruz das Palmeiras, no interior de São Paulo, mas vive em Salvador desde a infância. Aos 32 anos, é geógrafo, mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Bahia (Ufba) e professor da rede básica de ensino do estado. Militante do PCB, foi candidato a vereador de Salvador em 2020 e concorreu ao governo da Bahia em 2022.