O ex-secretário particular da rainha Elizabeth II, Lord Robert Fellowes, morreu aos 82 anos, na última segunda-feira (29). A causa da morte não revelada.
Fellowes era cunhado da princesa Diana e tio dos príncipes Harry e William.+
O cortesão britânico foi o conselheiro mais importante da monarca entre 1990 e 1999, durante os divórcios de três de seus filhos e a morte de Diana.
Lord Fellowes também foi forçado a negar as alegações do proprietário da Harrods, Mohamed Al Fayed, de que ele estava envolvido em uma conspiração para assassinar seu filho Dodi e a princesa.
Ele ajudou a rainha no que ela chamou de “annus horribilis” em 1992, quando Charles estava em guerra com Diana, Andrew se separou de Sarah, Anne se divorciou, o Castelo de Windsor pegou fogo e a opinião pública se voltou contra a realeza.
O episódio é retratado na série “The Crown”, da Netflix.
Lord nasceu em Sandringham em 1941, filho de Sir William ‘Billy’ Fellowes, administrador da propriedade de 1936 a 1964; e de Jane Fellowes, filha do Brigadeiro-General Algernon Ferguson, alto xerife de Northamptonshire.
Ele passou três anos no Exército, de 1960 a 1963, e em 1978 se casou com Lady Jane Spencer, a irmã mais velha de Diana, que foi dama de honra no casamento deles.