Considerada a trilha mais romântica do mundo, a Via dell’Amore, localizada em Cinque Terre, na Itália, será reaberta ao público a partir do dia 9 de agosto. O local estava fechado desde setembro 2012, por conta de um deslizamento de terra. Neste incidente, quatro viajantes ficaram feridos e, desde então, o caminho ficou quase totalmente fechado. Com investimento de 22 milhões de euros, o projeto de reabertura incluiu instalação de grades e redes de segurança, reconstrução de um pequeno pedaço do túnel lateral de Manarola, renovação do mobiliário urbano, entre outras intervenções.
A “Via do Amor” tem um percurso de pouco mais de um quilômetro e está a cerca de 30 metros acima do nível do mar. O caminho foi construído na década de 1920 e tinha como objetivo servir de via auxiliar à obra de duplicação da estrada de ferro Gênova-La Spezia. Sua função era servir de passagem para os trabalhadores e de depósito de diversos materiais usados na obra, inclusive explosivos. Com o tempo, a famosa passarela que margeia a costa rochosa do litoral entre Riomaggiore e Manarola, dois dos cinco vilarejos que compõe a cidade de Cinque Terre, começou a chamar atenção e se transformou em um dos principais cartões-postais da região da Ligúria.
Atualmente, a Via dell’Amore é um dos quatro trechos do Sentiero Azzurro, a rede de caminhos que cobre todo o Parque Nacional de Cinque Terre. De 1º de novembro a 31 de março, o trajeto funcionará todos os dias da semana, das 9h30m às 17h (último acesso às 16h30m). De 1º de abril a 31 de outubro, será possível visitar a trilha entre 8h e 19h (último acesso às 18h30m). A taxa de acesso custa 10 euros e o agendamento da visita poderá ser feito no local ou pelo site lecinqueterre.org. A atração terá um limite de 400 pessoas por hora, com grupos de no máximo cem visitantes saindo a cada 15 minutos.