A World Triathlon e os organizadores dos Jogos Olímpicos de Paris decidiram adiar a disputa do triatlo masculino, originalmente marcada para a manhã desta terça-feira (30), na capital francesa. A decisão foi motivada pela poluição do Rio Sena, causada principalmente pelas fortes chuvas que atingiram a cidade no último fim de semana. O rio vai receber as provas de natação da modalidade. Agora, o triatlo masculino está previsto para quarta-feira (31), a partir das 5h45 (horário de Brasília). Antes, a partir das 3h (horário de Brasília) de quarta, está prevista competição feminina. O triatlo misto, que reúne equipes de homens e mulheres, continua agendado para o próximo dia 5 de agosto.
De acordo com um comunicado emitido pela federação internacional da modalidade, a decisão foi tomada em conjunto com as autoridades municipais de Paris, baseado também nas condições meteorológicas. A World Triathlon afirma que a realização das provas vai depender de novos testes de qualidade na água do Sena para que os níveis de poluição estejam dentro dos limites estabelecidos pela federação para a prática da natação.
“Paris 2024 e a World Triathlon reiteram que a sua prioridade hoje é a saúde dos atletas. Os testes realizados no Sena hoje revelaram níveis de qualidade da água que não fornecem garantias suficientes para permitir a realização do evento”, diz o comunicado oficial.
O Brasil conta com quatro atletas classificados no triatlo. No masculino, competem Manoel Messias e Miguel Hidalgo. E no feminino, vão participar Djenyfer Arnold e Vitoria Lopes.