O Itaú Unibanco revelou uma nova forma de pagamento que estará disponível a partir de outubro: o Pix por aproximação. Essa modalidade estará acessível em maquininhas da Rede, adquirida pelo banco em 2012, e também por meio de carteiras digitais como Apple Pay e Google Pay.
Embora o Pix seja amplamente utilizado no Brasil, muitos consumidores ainda preferem a conveniência do pagamento por aproximação com cartões para economizar tempo. Com a nova funcionalidade, será possível efetuar pagamentos simplesmente aproximando o celular da maquininha, reduzindo o tempo de transação para apenas 6 segundos, em comparação aos 36 segundos necessários para desbloquear o aparelho, abrir o aplicativo bancário e realizar o Pix.
Além da rapidez, o novo método promete segurança, com cada transação sendo autenticada por senha ou biometria. Angelo Russomanno, diretor de Pagamentos para Pessoa Jurídica do Itaú Unibanco, destacou que a nova ferramenta equipara a velocidade dos pagamentos via Pix à dos pagamentos com cartão de crédito ou débito.
“A economia de tempo terá impacto relevante para as empresas, permitindo que o atendimento seja mais rápido, reduzindo filas e permitindo a realização de mais transações; para os consumidores, além da agilidade, a modalidade acaba com a necessidade de abrir o aplicativo bancário para realizar a transação,” afirmou Russomanno em entrevista ao jornal O Globo.