Conheça Tia Maria, cozinheira de 80 anos que comanda restaurante há pelo menos 4 décadas em Salvador

Conheça Tia Maria, cozinheira de 80 anos que comanda restaurante há pelo menos 4 décadas em Salvador

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Kirk Moreno para Alô Alô Bahia

Kirk Moreno para Alô Alô Bahia

Publicado em 30/07/2024 às 22:38 / Leia em 5 minutos

Imagine o mar com as águas calmas da Baía de Todos-os-Santos e uma vista para a Ponta do Humaitá – tudo em uma região com a tranquilidade e boa vizinhança típica de uma aldeia de pescadores. É neste cartão postal soteropolitano, localizado na comunidade Pedra Furada, na Cidade Baixa, que Maria Deilda dos Santos, mais conhecida como Tia Maria, recebe clientes fiéis há pelo menos 40 anos no seu Recanto.

A cozinheira baiana tem 80 anos de idade – vai completar 81 logo mais em setembro -, e raramente falta ao trabalho. De terça-feira a domingo, ela chega por volta das 9h para organizar a cozinha e começa o atendimento às 11h, indo até o pôr do sol – considerado uns dos mais bonitos da cidade. “Esses dias ele está inovando, está se amostrando”, brinca Tia Maria sobre o final da tarde dos últimos dias em Salvador.

O sorrisão largo, a boa conversa e o tempero caseiro saboroso de Tia Maria conquistou o mundo. O seu restaurante já foi destaque em uma reportagem de 2010 do jornal britânico The Guardian e num documentário de uma TV polonesa. Além disso, atraiu nomes como o da jornalista, atriz e apresentadora Marília Gabriela e da atriz Alessandra Negrini.

“É um restaurante simples, pequeno, onde a fantástica cozinheira é quem cuida de tudo sozinha. Lá, provei o melhor bolinho de bacalhau que comi na vida. E teve o polvo e…e… Viva Tia Maria”, descreveu Marília Gabriela após almoçar no restaurante, em 2018, por indicação da amiga Aninha Franco, escritora baiana e uma das clientes fiéis do estabelecimento.

O restaurante funciona na avenida Constelação, 51 – Monte Serrat. O lugar fica perto da Igreja do Bonfim. Para quem é turista, já pode começar visitando o famoso ponto turístico de Salvador e depois aproveitar e ir à Sorveteria da Ribeira. Ah, vale também entrar em contato e confirmar o cardápio e disponibilidade de mesa: (71) 3312-1746, ou (71) 99238-1046.

du1JGgj.md.jpg

Recanto da Tia Maria – Foto: Kirk Moreno / Alô Alô Bahia

Menu

O menu do Recanto é predominantemente formado por comida baiana. Os destaques estão nas moquecas – camarão e mariscada são carro-chefe – e na salada de polvo, além dos bolinhos de bacalhau e o famoso siri boia, crustáceo típico da Península de Itapagipe e encontrado especialmente na região da Ribeira até a altura da Feira de São Joaquim, servido com um bom molho lambão. E um detalhe: os mariscos são frescos e pescados pelos pescadores da própria Pedra Furada. “Quando não consigo por aqui, vou no Mercado Popular pegar”, ressalta.

du1FQwl.md.jpg

Tia Maria – Foto: Kirk Moreno/ Alô Alô Bahia

A história

Natural de Valença, cidade do Baixo Sul da Bahia, tia Maria chegou na Pedra Furada na década de 1960, aos 25 anos de idade. “As coisas mudaram muito por aqui. Primeiro a água (da maré) batia na porta. Depois construíram um cais de alvenaria. Isso aqui para mim é tudo. Eu não saio de um paraíso desse. Aqui me deu o que eu estava precisando. Eu fui à luta e consegui”, afirma em entrevista ao Alô Alô Bahia.

du1Crkg.md.jpg

“Minha vida é isso aqui”, diz Tia Maria – Foto: Kirk Moreno/ Alô Alô Bahia

Toda sua história de pioneirismo na Pedra Furada começou com uma mercearia, no mesmo local onde hoje funciona o restaurante. Foi mais ou menos nesta época que ela foi carinhosamente batizada de Tia Maria, nome chamado pelos fregueses que queriam comprar verduras como tomate, cebola, pimentão, etc. De forma despretensiosa, a venda foi virando um restaurante, inicialmente tendo a moela como o prato principal da casa. Foi ao decorrer do tempo que ela conseguiu ampliar o estabelecimento, instalar uma cozinha e hoje ter um espaço cheio de afeto.

Em todo este tempo, Tia Maria só suspendeu as atividades durante a pandemia de Covid-19. “Não teve jeito. Tinha que me cuidar e também cuidar das pessoas”. “Minha vida é isso aqui”, completou ao ser questionada sobre o que o restaurante significa para ela.

du1IUbe.md.jpg

Recanto da Tia Maria – Foto: Kirk Moreno/Alô Alô Bahia

Negócio familiar

O Recanto da Tia Maria é um negócio totalmente familiar. A matriarca da família Santos comanda sozinha a cozinha. O atendimento tem apoio de um dos seus três filhos – Geovania Maria, Andreia Inês e Jairo Francisco – ou de seus netos.

Todo cardápio, que também conta com moqueca vegana (banana da terra), é preparado na hora que o freguês chega e sem agonia. Então, a dica é ir sem pressa, pedir uma entrada e aproveitar uma boa conversa – e a comida, claro – com essa sábia baiana de 80 anos. “Aqui faço tudo no momento que pede”, diz com orgulho.

du1a1N2.md.jpg

Vista do restaurante – Foto: Kirk Moreno/ Alô Alô Bahia

Serviço

Recanto da Tia Maria

Endereço: Av. Constelação, 51 – Monte Serrat, Salvador – BA, 40425-240
Telefone: (71) 3312-1746, ou (71) 99238-1046.

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Alô Alô Bahia Newsletter

Inscreva-se grátis para receber as novidades e informações do Alô Alô Bahia

Compartilhe