Representante brasileiro na prova de mountain bike, o baiano Ulan Galinski terminou sua participação na Olimpíada de Paris na 21ª posição, nesta segunda-feira (29). O atleta natural de Palmeiras, na Chapada Diamantina, completou o percurso olímpico de 16 voltas em 1h30min55s, 4min33s depois do campeão, Thomas Pidcock.
Estreante nas Olimpíadas, Ulan Galinski fechou a primeira volta apenas na 34ª colocação, mas conseguiu avançar e completou os demais giros sempre entre os 30 primeiros. Na última volta, o atleta ganhou duas posições para terminar na 21ª posição entre os 36 competidores que iniciaram a prova.
Já Pidcock chegou ao bicampeonato olímpico após superar o francês Victor Koretzky na última volta. Em determinado trecho do percurso, Pidcock contornou uma árvore pela esquerda e o francês foi para a direita. Na volta para o centro da pista quase ao mesmo tempo, eles esbarraram e o britânico saiu na frente.
Ulan Galiski foi o primeiro brasileiro a competir na modalidade após a aposentadoria de Henrique Avancini. Primeiro ciclista do Brasil a ser campeão mundial do cross country masculino e principal nome da história do mountain bike do país, Avancini se aposentou em 2023 e, hoje em dia, é o dono da equipe que Ulan representa.