Ana Sátila terminou a prova do caiaque individual (K1) feminino na quarta colocação, nos Jogos Olímpicos Paris 2024. Esta é a melhor colocação de uma mulher na história do Brasil na modalidade.
“Estava sonhando com uma medalha. É muito difícil terminar na quarta colocação, talvez o momento mais difícil da minha carreira. Consegui aproveitar muito, estava muito alegre e positiva na semifinal e na final, me sentindo muito bem na água. Os treinamentos aqui, no inverno, foram duros. Então, estou muito feliz por ter conseguido dar o meu melhor, mas também triste por ter chegado tão perto. Agora é analisar muito bem o que eu fiz hoje, onde perdi tempo e ajustar para as próximas provas”, analisou Ana.
Na final, ela marcou 100.68, a apenas 1.75 segundo atrás da medalhista de bronze, Kimberley Woods, da Grã Bretanha. Ana melhorou o seu tempo em relação a semifinal, quando marcou 102.23 e ficou na quinta colocação.
Ana disputa sua quarta edição de Jogos Olímpicos aos 28 anos. Em Londres 2012, com 16 anos foi a atleta mais nova da delegação brasileira e conseguiu o 16º lugar no K1. Na Rio 2016, acabou na 17ª colocação na mesma prova. Em Tóquio 2020, ficou na 13ª colocação no K1 e na 10ª colocação no C1, tornando-se a primeira mulher brasileira a disputar uma final olímpica na canoagem slalom.
Na terça-feira (30), Ana Sátila volta às competições para a disputa da fase classificatória da Canoa Individual (C1) Feminina a partir das 10h, no horário de Brasília.