A abertura dos Jogos Olímpicos de Paris 2024 teve uma grande repercussão pelo ineditismo de ser a primeira fora de um estádio, mas também pela irreverência das apresentações, que destacaram as linguagens artísticas marcantes da França. Um dos momentos, porém, viralizou nas redes de forma negativa: uma suposta paródia do quadro A Última Ceia, de Leonardo da Vinci.
Um grupo de drag queens simulou a obra, e um dos artistas estavam no centro da mesa, como o prato principal da ceia. Participaram do momento as artistas Nicky Doll, participante da 12ª temporada de Rupaul’s Drag Race e apresentadora da versão francesa da competição; Paloma, vencedora da primeira edição do reality show na França; além de Piche e Vespi, ambas da segunda temporada.
A obra que teria sido representada pelas artistas, “A Última Ceia”, foi pintada por Leonardo da Vinci entre 1495 e 1498, e representa o episódio bíblico em que Jesus fez sua última refeição com seus discípulos antes de ser preso e crucificado.
Nas redes sociais, muitas pessoas criticaram a paródia. “Uma blasfêmia e heresia patrocinada pelos globalistas”, escreveu um crítico no X. “Como cristã, me senti profundamente ofendida com está “santa ceia LGBTYVCDFKPO+”, ISSO AÍ E BLASFÊMIA”, escreveu outra tuiteira.
O que você acha dessa da versão LGBTQUIA+ da Santa Ceia exibida na abertura das Olimpíadas de Paris? Em vez de fazer um “culto à diversidade” legítimo, profanou-se a fé de dois bilhões e meio de cristãos.
Querem o respeito às suas escolhas, mas zombam das escolhas dos outros.… pic.twitter.com/yB1iDLJYap
— Deltan Dallagnol (@deltanmd) July 27, 2024
No entanto, algumas pessoas apontaram que a apresentação fez referência a outras representações divinas, como o deus grego Dionísio, apontado como deus do vinho, das festas, do teatro, da alegria.
Só para avisar aos desavisados
Essa imagem não é a representação de jesus na santa ceia. Esse é Dionísio o Deus do Vinho, da alegria e que também representa o teatro.
Inclusive ele também representa as paixões, o sentir humano na obra Nitiana
Ele representa tudo que oprimimos em… pic.twitter.com/5BR7mhJcQ2— Biazita Gomes (@BiazitaGomes) July 26, 2024