A ginasta Rebeca Andrade, considerada um dos grandes destaques dos Jogos Olímpicos de Paris, inscreveu um novo salto para tentar o bicampeonato na competição. De acordo com a Federação Internacional de Ginástica, a atleta brasileira solicitou a homologação do Triplo Twist Yurshenko, conhecido pela sigla YTT. O salto, que inclui três piruetas em torno de si, terá o grau seis de dificuldade, o que pode indicar uma nota alta em caso de execução do movimento. Na ginástica, uma nota é composta pela nota de partida (D), definida pelo código da FIG, e a nota de execução (E), que pode ir de 0 a 10, a depender da avaliação dos juízes.
Por ser um movimento nunca realizado em competições da FIG, o YTT ainda não tem pontuação pré-definida ou um nome no código da ginástica artística. Caso Rebeca apresente o movimento sem grandes falhas, ele poderá ser batizado com o seu nome. A execução, no entanto, não é obrigatória, já que a inscrição significa apenas uma intenção de fazer o movimento.
Em tempo: Nesta quinta-feira (25), aconteceu o treinamento oficial da Seleção Feminina de Ginástica, diretamente da Bercy Arena. Na ocasião, Rebeca, Flávia Saraiva, Jade Barbosa, Júlia Soares e Lorrane Oliveira puderam testar a aparelhagem da arena que sediará a competição delas, que acontece neste domingo (28), a partir das 16:10h (horário de Brasília).