Família de vítima do Holocausto recupera obra de arte roubada por nazistas

Família de vítima do Holocausto recupera obra de arte roubada por nazistas

Redação Alô Alô Bahia

redacao@aloalobahia.com

Redação, com informações do jornal O Globo

Manhattan District Attorney's Office/AFP

Publicado em 26/07/2024 às 21:43 / Leia em 2 minutos

As autoridades dos Estados Unidos anunciaram nesta sexta-feira (26) a devolução de mais uma obra de arte roubada pelos nazistas da família de Fritz Grunbaum, um artista judeu-austríaco e colecionador que originalmente a possuía.

O retorno de “Mulher Nua Sentada”, um desenho expressionista, é a mais recente obra desse tipo a ser devolvida à família de Grunbaum, que, junto com sua esposa, Lilly, foi morto no Holocausto, com suas obras de arte vendidas pelo regime alemão e espalhadas, com algumas até mesmo sendo exibidas em museus.

O desenho, do expressionista austríaco Egon Schiele, foi devolvido em uma cerimônia nesta sexta-feira por outra família judia-austríaca, que comprou a peça sem saber que ela havia sido roubada. Tanto Grunbaum quanto sua esposa morreram em campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial.

As obras de Schiele foram declaradas “degeneradas” pelos nazistas, e muitas delas foram confiscadas e leiloadas ou vendidas no exterior para financiar a máquina de guerra nazista.

“Mulher Nua Sentada” apareceu nas mãos de um negociante de arte de Nova York décadas depois, que a vendeu para Ernst e Helen Papanek, dois austríacos que fugiram dos nazistas em 1938. “A experiência das duas famílias serve como mais um lembrete da maldade e brutalidade do regime nazista”, disse a família Papanek em uma declaração. “Acreditamos que devolver o desenho é a coisa certa a fazer.”

Alô Alô Bahia no seu WhatsApp! Inscreva-se

Compartilhe